Manga com leite: o mito histórico faz mal?

Cristiano Gomes

O mito de muitas gerações!

O mito de muitas gerações!

As histórias de familiares um pouco mais vividos sempre chamam a atenção, principalmente aquelas que envolvem algum tema que, querendo ou não, pode comprometer nossa saúde. A maioria dessas histórias são contadas ainda na infância ou na adolescência e acabam passando de geração em geração. Uma das mais famosas é de que comer manga e tomar leite pode levar a um mal estar.

Para a secretária Roseli Silva, de 40 anos, o mito sempre esteve muito presente na sua vida. Quando criança, a mãe dizia que a combinação poderia levar a morte. O medo, porém, não foi capaz de inibir a experiência de uma de suas irmãs que, ao terminar de consumir a fruta e o lacticínio, percebeu que nada tinha acontecido e que a crença da mãe não passava de mais uma história.

O mito surgiu durante a época da escravidão no Brasil. Os escravos, como passavam o dia inteiro na lavoura, sentiam muita fome e, com a chegada do período de pés fartos de mangas nas grandes fazendas, roubavam a fruta. Já durante o dia, os senhores de engenho distribuíam leite em pequena quantidade, devido ao alto valor financeiro. Para evitar que os escravos consumissem mais mangas, eles inventaram que tomar leite e comer manga fazia mal, tendo como objetivo diminuir o consumo.

Segundo o nutricionista Leonardo Peixoto, a combinação de manga com leite não traz malefícios e nem benefícios, apesar de terem em suas composições altas doses de vitaminas, além de muitos sais minerais que fazem bem ao organismo, como fósforo, ferro, cálcio, lipídios e proteína.

Etiquetado , , ,

Um pensamento sobre “Manga com leite: o mito histórico faz mal?

  1. sidineizancanaro disse:

    o povo brasiliero acrdita em muitas bobagens , como esse papo de manga com leite

Deixe um comentário