Doenças autoimunes, o organismo contra si

Eduardo Braga e Gustavo Aureliano

Imagem

Qual a relação entre perda da pigmentação da pele, inflamação das articulações e  problemas intestinais com a ingestão de pão? Estamos falando, respectivamente, das doenças vitiligo, artrite reumatóide e celíaca. Mas o que essas doenças têm em comum? Elas são chamadas de doenças autoimunes, aquelas que são resultados de respostas imunes contra as células e tecidos do próprio organismo, o sistema imunológico fica desorientado, atacando o próprio corpo e os órgãos que deveria proteger.

O sistema imunológico é o sistema de defesa do nosso organismo. É  um complexo sistema contra invasões de agentes externos, sejam estes bactérias, vírus, fungos, parasitas, proteínas ou qualquer outro ser ou substância que não seja natural do corpo.

A lista de doenças autoimunes é bem extensa, chegando a  um grupo de mais de 100 relacionadas entre si, que envolvem qualquer órgão ou sistema do nosso organismo. Inclui doenças que atingem, simultaneamente ou sequencialmente,  órgãos ou sistemas, e outras dirigidas especificamente contra alguns deles, seja  o sistema nervoso,  aparelhos digestivo e respiratório, pele, sangue, olhos, articulações e glândulas endócrinas, entre outros exemplos.

Não se sabe a causa do sistema imunológico ser incapaz de distinguir entre os tecidos saudáveis do corpo e os antígenos. Várias teorias têm sido propostas para descrever as formas como as doenças autoimunes se desenvolvem, já que há um grande número de doenças, com diversas formas de manifestação, sendo essa uma das maiores causas para a dificuldade de se encontrar uma cura para a autoimunidade.

Fontes:

Anúncios
Etiquetado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: