A hora da verdade: manga com leite faz mal?

Filipe Monteiro

Quem já foi criança e conviveu com avós, tias velhas e afins deve lembrar de alguma vez ter ouvido a antiga teoria de que ingerir manga com leite é maléfico à saúde, causa mal estar e, em alguns casos, é até fatal. Há quem afirme com certeza que isso é verdade, outros contestam e dizem que é simplesmente um mito, muitos, no entanto, ficam na dúvida, mas por descargo de consciência, preferem não ingerir os dois alimentos ao mesmo tempo.

Para a empregada doméstica Sônia dos Santos, 46, comer manga com leite faz mal, sim senhor: “Nunca comi manga junto com leite. Aprendi isso com a minha avó. Ela brigava sempre com a minha mãe, que nunca acreditou nessas coisas. Eu acredito”. Sônia afirma que a crença não falha: “O filho de uma amiga minha era criança ainda, devia ter uns 2 anos. Tomou leite com manga, três meses depois ficou internado com virose. A imunidade deve ter ficado baixa, só pode! Foi um sufoco” diz.

receita-de-musse-de-manga-1

Reprodução: Google Imagens

Sem querer contradizer Dona Sônia, mas, em matéria publicada pela revista Mundo Estranho, a nutricionista Anita Sachs afirma que tudo não passa de um simples mito oriundo da época do Brasil Colonial: “O leite era um alimento bastante raro e caro exclusivo dos patrões, como eles não queriam que essa preciosidade fosse consumida por escravos, inventaram e espalharam a lenda”. Os escravos, dessa forma, tinham que se contentar com as mangas, que eram muito mais populares na época.

Em conversa com o Científico Jornalismo, a gastrônoma Mariana Kruschewsky, 20, deixou claro que, ao contrário do que dizem as muitas línguas, a combinação leite com manga faz muito bem. “Isso é um mito! Não tem como manga com leite fazer mal. Manga é uma fruta riquíssima em vitaminas e fibras, o leite é uma ótima fonte de cálcio. Esses nutrientes são importantíssimos para compor uma dieta saudável.”, afirma.

Quando questionada sobre a utilização simultânea dos dois ingredientes em alguns dos pratos que faz diariamente, Mariana não titubeia: “Se manga com leite fizesse mal à saúde, ninguém poderia tomar sorvete ou mousse de manga. Uma das sobremesas mais saborosas que já fiz foi brownie com creme de manga e ninguém nunca reclamou! Pelo menos eu acho que não!”, brinca.

Mariana é graduada pela Universidade Anhembi Morumbi e trabalha como Sous Chef na rede Boston Bakery de São Paulo.

Etiquetado , , , ,

Um pensamento sobre “A hora da verdade: manga com leite faz mal?

  1. Tassio disse:

    Muito bem escrito. Parabéns ao blog!
    Agora se me dão licensa, devo mostrar isso à minha mãe! hehehe

Deixe um comentário